Deficiência Mental

    Segundo a AAMR (Associao Americana de Deficincia Mental) e DSM-IV (Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais), pode-se definir deficincia mental como o estado de reduo notvel do funcionamento intelectual inferior mdia, associado a limitaes pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: comunicao, cuidados pessoais, competncia domsticas, habilidades sociais, utilizao dos recursos comunitrios, autonomia, sade e segurana, aptides escolares, lazer e trabalho.

    Segundo critrios das classificaes internacionais, o incio da Deficincia Mental deve ocorrer antes dos 18 anos, caracterizando assim um transtorno do desenvolvimento e no uma alterao cognitiva como a Demncia.

    preciso que haja vrios sinais para que se suspeite de deficincia mental. Um nico aspecto no pode ser considerado como indicativo de qualquer deficincia.

    A deficincia mental pode ser caracterizada por um quociente de inteligncia (QI) inferior a 70, mdia apresentada pela populao, conforme padronizado em testes psicomtricos ou por uma defasagem cognitiva em relao s respostas esperadas para a idade e realidade sociocultural, segundo provas, roteiros e escalas, baseados nas teorias psicogenticas.

    Voltar